Atendimento humanizado, estudante de medicina, Médicos escritores, medicina, Mudança de profissão, Sem categoria

Aquele mesmo corredor

Meu avô foi o meu maior professor, até mesmo quando ele não teve essa intenção.

Certa noite, entre as inúmeras noites que passamos nos corredores de hospital, vimos um grupo de alunos em um hospital- escola. Era um grupo cheio de energia, barulho e aparente alegria, contrastando com o tédio, amargura e dor que todos nós, pacientes e acompanhantes, sentíamos naquela cadeira dura e fria.
Lembro-me de que aquela cena me causou revolta:

“Como alguém ousava ser feliz enquanto estávamos ali, escancaradamente, sofrendo?”

Isso nunca saiu da minha lembrança.

Anos se passaram (muitos, aliás) e cá estou do outro lado. Alguns plantões já foram, idas e vindas entre as macas, com os mesmos pacientes e seus acompanhantes em um mesmo corredor frio.

A transição da sala de aula para o hospital é gradativa, mas ao mesmo tempo, muito brusca. O quinto ano chega com uma bagagem de questionamentos internos bem difícil de lidar. Ensinam que você precisa ser rápido, preciso, intenso. Porém, ninguém ensina que agora tem mais: você é estudante, mas não é mais só estudante! Não ensinam a ter postura, não ensinam que você é ainda aluno pro professor, mas já é o médico do paciente. Não fazem entender que aquele corredor continua sendo a sua sala de aula, mas também é o seu ambiente de trabalho. É o caminho pra lanchonete, pro quarto de descanso… Só que também é o quarto de muitos, sofrendo…

Se eu não tivesse sofrido naquele corredor antes de estar nele apoiando, talvez não entendesse o sagrado que ali existe e estivesse mais para o grupo cheio de energia que vi anos atrás.

Ninguém deveria precisar de um momento difícil para conseguir desenvolver empatia. Queria que as universidades encarassem esse ponto com tanta consideração quanto encaram os diagnósticos.

Hoje descobri que todos no hospital estão sofrendo, basta ter olhos para enxergar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s