Atendimento humanizado

O beijo na careca

Comecei a ler o livro de uma geriatra que admiro muito: Ana Claudia Quintana Arantes. A conheci através da sua palestra intitulada “A morte é um dia que vale a pena viver”, cujo livro tem o mesmo nome. Recomendo muito.
Desde esse primeiro contato tenho tentado aprender um pouco mais sobre esse desfecho inevitável a todos e como agir no tratamento ao paciente e sua família.
Isso me remeteu a mais um episódio com meu avô, pra variar… 
Seus últimos 6 meses nesse plano foram extremamente difíceis. Foram diversos AIT’s, diabetes descompensada, idas semanais à emergência até que, por fim, acredito que seus órgãos começaram a não dar mais conta. Sua última internação foi após uma crise hipoglicêmica, por pouco não entrando em coma. Porém, não se recuperou. Foram alguns dias na enfermaria até sua passagem.
Ele permaneceu sonolento e pouco responsivo todos esses últimos dias. Apesar da situação difícil e cansaço emocional pelos meses anteriores, a imagem que mais ficou marcada dessa internação foi da visita de um médico de semblante sereno e sorriso terno. O profissional se despediu dele com um afago no braço e, como um pai ninando o filho, deu um beijo na careca do meu velhinho adormecido. Ele deu um beijo na careca do meu vozinho!
Hoje sei que ali o médico já sabia que o desenlace estava próximo e só estava garantindo que seu paciente se manteria confortável e sem dor até o fim. Isso é chamado de cuidado paliativo.
Aquele beijo não significou nada pro médico mas, pra mim, mudou toda a lembrança que hoje restou dessa internação.
A morte é inevitável, mas esses momentos me mostraram que podemos fazer a vida valer a pena até o fim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s