Atendimento humanizado, Casos clínicos, estudante de medicina, Histórias cotidianas, Idosos, Médicos escritores, medicina, Sem categoria

Vamos falar de amor?

Nas últimas semanas tive o privilégio de conhecer a história de diversas senhorinhas. Até então não havia tido um contato tão intenso com a terceira idade, existindo apenas a (deliciosa) memória afetiva dos meus avós.Em algumas situações, a consulta deixou de ser do “corpo” e o foco passou a ser a alma (mas há dissociação entre eles? 🤔).Nesses dias, presenciei lágrimas de luto que, felizmente, eram de saudade. Saudade doída do companheiro (com C maiúsculo) que falecera há poucos meses e que deixou um bocado de lembranças boas. Lágrimas de uma vida inteira juntos, com seus altos e baixos, mas que no final foi resumida em “foi um homem bom! Viveu pra família e por mim. Se foi o meu grande companheiro.” Ao ouvir, só conseguia pensar: que privilégio deve ser partir e deixar tanta saudade e exemplos bons nesse plano!
(Ligo em seguida pro marido: “more, te amo um tantão, tá? Tá tudo bem aqui!”)Presenciei outras lágrimas de luto pela passagem brusca do filho, em um acidente automobilístico. Uma vida pausada há anos pela dor repentina, mas que começava a dar sinais de resignação devido à ajuda gigantesca do amor e dedicação dos outros filhos a ela.Entre tanto amor mesmo após a morte, também vi amor durante a vida: “Doutora, nos casamos 3x! Aos 18, com 25 anos de casados e aos 50. Estamos com 57 anos de casamento e acho que vai dar pra fazer a festa de sessenta, né?” E eu já pensava, toda derretida: “E como eu torço para que dê!”
Então completou: “Ah, não somos como antes… Nossa vida a dois já é bem diferente pelos problemas de saúde, mas ele é o meu amor, meu companheiro. Estamos juntos pro que precisar. Isso é mais importante do que o calor da juventude.”Dizem que o médico estuda pra ajudar a curar. O que os pacientes não sabem é que, nesses tempos tão sombrios, eles é quem nos curam o dia to-di-nho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s